terça-feira, 26 de março de 2013

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DA POESIA DE THIAGO DE MELLO

1- Resposta pessoal
2- Resposta pessoal
3- Substantivos- força, amor, eternidade, encanto.
    Adjetivos- ferido, livre, amarga.
    Preposições- com, de.
   Advérbios de lugar- perto, distante, na haste.
   Artigo definido- o
   Artigo indefinido- um.
   Advérbio de negação- não
   👀👀

domingo, 24 de março de 2013

POESIA DE THIAGO DE MELLO

              A APRENDIZAGEM AMARGA


Chega um dia em que o dia se termina
antes que a noite caia inteiramente.
Chega um dia em que a mão, já no caminho,
de repente se esquece do seu gesto.
Chega um dia em que a lenha já não chega
para acender o fogo da lareira.
Chega um dia em que o amor, que era infinito,
de repente se acaba, de repente.


Força é saber amar, perto e distante,
com o encanto de rosa livre na haste,
para que o amor ferido não se acabe
na eternidade amarga de um instante.

                        THIAGO DE MELLO


                         ATIVIDADES


1-Qual foi o sentimento transmitido pela  poesia?
___________________________________________________

2- Reescreva um ou mais versos que
mais gostou. Justifique sua resposta.
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________


3-Retire da segunda estrofe:

 A) Substantivos___________________________________

 B) Adjetivos______________________________________

 C) Preposições___________________________________


 D) Advérbios de lugar______________________________


 E) Artigo definido__________________________________


 F) Artigo indefinido________________________________


 G) Advérbio de negação___________________________                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                        
                                          BONS ESTUDOS! 😀😀       

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES SOBRE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS

1-LETRA C
2-LETRA B
3-LETRA A
4-
a)oposição b)conclusão c)adição d)explicação e)alternância
5-
a) proporção  b) comparação  c) causa  d) condição  e) finalidade
f) conformidade  g) tempo  h) concessão   i)  comparação  j) consequência

ATIVIDADES SOBRE CONJUNÇÕES

 1) "Os enfermeiros cuidaram bem dos pacientes, por conseguinte o diretor do hospital lhes ofereceu um belíssimo jantar." A conjunção que substitui o termo sublinhado é:
a) conquanto
b) porquanto
c) logo
d) entretanto

2) "Aridez no Nordeste pode levar a uma migração em massa e redistribuição de doenças."
                   ( O Estado de São Paulo, 07.04.2007 )
No trecho acima observa-se uma relação de causa e consequência entre os fatos. Assinale a alternativa que estabelece essa relação e marque o trecho de acordo com a norma culta.
a) Quando houver aridez no Nordeste, poderá haver migração em massa e redistribuição de doenças.
b) Como há aridez no Nordeste, poderá haver migração em massa e redistribuição de doenças.
c) Há aridez no Nordeste com migração em massa e redistribuição de doenças.
d) À medida que houver aridez no Nordeste, haverá também migração em massa e redistribuição de doenças.

3) Em "Orai porque não entreis em tentação", o valor da conjunção do período é de:
a) causalidade
b) condição
c) conformidade
d) finalidade

4) Indique as relações que as conjunções coordenativas destacadas nas frases estabelecem entre as orações (adição, oposição, alternância, conclusão, explicação).
a) " Apanhei o embrulho e segui. Segui, mas não sem receio." (Machado de Assis)______________
b)"A igreja diz-nos que supõe que sou homem; logo, não sou pó."(Padre Antônio Vieira)__________
c)" Não examinava nem cheirava:
   Engolia com voracidade." (Manuel Bandeira)_________________
d) " Alegra-te, que aqui estou." (Cecília Meireles)_______________
e)" As pessoas atingidas baixavam a cabeça, humildes, ou corriam a executar ordens."(Graciliano Ramos).___________

5) Indique as relações que as conjunções ou locuções conjuntivas subordinativas estabelecem entre as orações nos períodos seguintes:
a) " Quanto mais batia, mais silêncio fazia lá dentro." ( Fernando Sabino)_____________
b) " Ele agradecia com a cabeça, como um rei de volta ao reino."(Jorge Amado)_______
C)" Já que  principiei a falar, irei até o fim." ( Júlio Ribeiro)._______________________
d)" Se fosse dor tudo na vida,
   seria a morte o grande bem." ( Manuel Bandeira ).____________________
e)"... o passo de D. Fortunata foi um aviso para que  nos compuséssemos."(Machado de Assis).
_________________________
f)"...ama-se ou aborrece-se, conforme o coração quer". (Machado de Assis)
________________________
g)"... tudo nos parece melhor quando visto de longe!" (Almeida Garret)
________________________
h)" Mesmo que ele levasse aquele gadinho para a terra dele, fazia outro negócio..."(Guimarães Rosa).
________________________
i)" O espírito humano é tão criador como é a natureza..." (Graça Aranha)
________________________
j)" Nunca a fortuna colocou um homem tão alto, que não tivesse necessidade de um amigo." (Sêneca)
________________________

                                                                  BONS ESTUDOS!😀😀


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PRINCIPAIS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS

                      CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

Aditivas: ( ideia de adição, acréscimo, soma ) e, nem, não só, mas também, tanto...quanto, etc.
Ex: Ele não trabalha nem estuda.

Adversativas: ( ideia de contraste, oposição ) mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, etc.
Ex: Meu tio é rico, porém é muito avarento.

Alternativas: ( ideia de alternância ou exclusão ) ou, ou...ora... ora, já..já..., quer...quer, etc.

Ex: Preste atenção ou retire-se.

Conclusivas: ( ideia de conclusão ) logo, portanto, por isso, por conseguinte, então, assim, pois (depois do verbo) etc.
Ex: O dia está frio; leve, pois, um bom agasalho.


Explicativas: ( ideia de explicação ) que, porque, porquanto, pois ( antes do verbo ), etc.
Ex: Leve este dicionário, pois o preço está ótimo.



                   CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS


Causais: ( ideia de causa) porque, como, já que, visto que, uma vez que, etc.
Ex: Como choveu muito, as ruas ficaram alagadas.

Consecutivas:  ( ideia de consequência ) que correlacionando com tão, tanto, tal tamanho, de modo que, de sorte que, de jeito que, de forma que, de maneira que, etc.
Ex: Gritou tanto, que ficou quase sem voz.

Comparativas: ( ideia de comparação ) como, assim como, bem como,mais ... do que, menos...do que, maior... do que, menor...do que, melhor... do que, pior... do que, etc.
Ex: Nada pesa tanto como um segredo.

Conformativas: ( ideia de conformidade ) conforme, como, consoante, segundo, etc.
Ex: Farei tudo conforme determina a lei.

Concessivas: ( ideia de concessão ) embora, por mais que, mesmo que, ainda que, se bem que, etc.
Ex: Por mais que insistam, não agiremos dessa maneira.

Condicionais: ( ideia de condição ou hipótese ) desde que, se, caso, contanto que, etc.
Ex: Seria recompensado, se estudasse mais.

Temporais: quando, enquanto, logo que, sempre que, assim que, desde que, etc.
Ex: Quando alguém faz economia, prepara o seu bem-estar. Ideia de tempo.

Proporcionais: à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos, tanto mais, etc.
Ex: Quanto menos você falar, mais satisfeitos ficaremos.Expressa ideia de proporcionalidade..

Finais: para que, a fim de que, etc. Expressa ideia de finalidade, objetivo.
Ex: Todos faziam sinal para que o time não recuasse.



                                    BONS ESTUDOS!👦👧